Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Sagui-de-tufo-preto

Animais Resgatados
Demos a ele o nome de Clyde.
 

Foi resgatado no município de Orindiúva-SP após tomar um choque elétrico domiciliar. Hoje é muito comum encontrar esses animais nas cidades, justamente por conta da ocupação do homem em seus territórios nativos e também por conta da possibilidade de alimento fácil.
Agradecimentos especiais ao Centro de Zoonoses de Orindiúva-SP, que fez os primeiros socorros através do veterinário Vitor Balbino Alves, ao Hospital Veterinário da UNIRP, e a Gaya Vet - CLÍNICA ESPECIALIZADA EM ANIMAIS SILVESTRES E EXÓTICOS, de São José do Rio Preto, que nos indicou como proceder.
Foi devolvido em seu habitat de origem no dia 25/06/2023, por volta das 10:00 hs.


Crédito Fotos: André Dorta


Ele é um SAGUI-DE-TUFO-PRETO também conhecido como MICO-ESTRELA

Nome científico: Callithrix penicillata - Família: CALLITRICHIDAE

Distribuição: É endêmico ao Brasil, presente nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e no Distrito Federal como residente e nativo, e nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina como residente e introduzido.

Características: Tem cabeça escura com uma mancha branca na testa, que é o sinal típico da espécie. Atinge até 30 cm de comprimento e tem uma cauda de até 35 cm que lhe dá equilíbrio nas árvores. Pesa pouco mais de 230 g.

Alimentação: Onívoro, se alimenta de frutos, flores, folhas, insetos e pequenos animais. Faz parte de sua dieta a goma de certas plantas gumíferas.

Hábito: Habita florestas ripárias, floresta decidual, floresta semidecidual, cerrado e cerradões. Não é restrito a habitats primários, tem preferência por florestas secundárias e florestas alteradas.

Curiosidades:

  • Vivem em grupos de 7 a 15 indivíduos.
  • Apresentam uma gestação de 150 dias, quando nascem de 1 a 2 filhotes que são cuidados pelos pais e irmãos mais velhos.
  • Até completar 2 meses de vida, são carregados nas costas dos indivíduos adultos.
  • Vivem em média 10 anos. Em cativeiro, podem chegar a 15.

Etimologia: Do grego callithrix = que tem um belo “cabelo” / Sagui – do tupi-guarani sa’gwi
 

Fonte: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/sagui-de-tufo-preto/12792