Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

8 MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE

Campanhas

       MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE     

A grande verdade, é que a maioria das pessoas começa a se preocupar depois que adoece, ou alguém importante na família adoece. Dengue é uma coisa muito séria, que infelizmente poderia ser combatida com atitudes simples, mas que infelizmente pouca gente se preocupa.
Essa doença foi praticamente erradicada anos atrás, mas voltou com toda força nos últimos anos
.

Veja alguns mitos e verdades sobre essa doença que pode ser fatal.

Resultado de imagem para dengue

8 mitos e verdades no combate à dengue

No verão, aumenta a preocupação com a dengue, doença viral que atinge 50 milhões de pessoas anualmente no mundo, segundo o Ministério da Saúde. Nesta estação, a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, é maior por causa das altas temperaturas e das chuvas. Por isso, é importante entender como impedir a reprodução dele e como prevenir a transmissão do vírus. Veja, a seguir, oito mitos e verdades no combate à dengue.

1. Em lugares altos, não é preciso se preocupar com o Aedes aegypti.
MITO. Mosquitos preferem colocar ovos em lugares com alturas de até 1,5m. Porém, quando surge a necessidade de buscar alimentos e parceiros - ou até mesmo colocar ovos -, eles podem ser encontrados em locais mais altos. O voo do mosquito Aedes aegypti não atinge, normalmente, um prédio de mais de quatro andares. Mas, ele pode chegar a alturas mais elevadas por meio de elevadores e ao pousar em objetos que as pessoas carreguem.

2. Ar-condicionado e ventilador matam o mosquito da dengue
MITO. O uso do ar-condicionado e do ventilador inibe o mosquito Aedes aegypti, pois a temperatura e a umidade diminuem. Porém, o mosquito não morre. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito, que pode voltar quando eles estiverem desligados.

3. Não é necessário proteger o corpo todo, pois o Aedes aegypti só pica as pernas
MITO. O Aedes aegypti costuma voar baixo e pica preferencialmente os pés, os tornozelos e as pernas. Porém, a picada pode acontecer em qualquer outra área exposta. Por isso, é necessário cuidado com todo o corpo.

4. Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito Aedes aegypti
MITO. Não há comprovação científica da eficácia da borra de café na água das plantas e na terra para o combate à dengue. A recomendação é não utilizar pratos nos vasos, mas se usar, coloque areia até as bordas ou elimine a água e lave os pratos com bucha e sabão semanalmente.

5. Repelentes afastam mosquitos e ajudam no combate à dengue
VERDADE. O repelente reduz o risco de picadas pelos mosquitos Aedes aegypti. Porém, apesar de ajudar no combate à dengue afastando o mosquito, o repelente não é garantia de imunidade à doença, pois é uma solução momentânea. A melhor forma de prevenção e combate à dengue é a eliminação de criadouros onde os ovos são depositados e os mosquitos se proliferam.

6. Água sanitária pode matar larvas do mosquito e ajudar no combate à dengue
VERDADE. Colocar água sanitária em objetos que retêm água ajuda a evitar e a matar as larvas. Quanto maior o objeto ou lugar, maior deve ser a quantidade de água sanitária. Por exemplo, em vasos sanitários que não são de uso diário, é recomendado colocar uma colher de chá de água sanitária. O tratamento deve ser repetido semanalmente, preferencialmente em dia fixo, para garantir que a medida seja efetiva no combate à dengue. Entretanto, é importante lembrar que a água sanitária não pode ser utilizada em recipientes usados por pessoas e de animais para consumo de alimentos e bebidas.

7. O mosquito Aedes aegypti ataca, preferencialmente, durante o dia
VERDADE. O mosquito Aedes aegypti se alimenta de sangue humano, principalmente, ao amanhecer e ao entardecer. Entretanto, também pode picar à noite - embora isto seja menos frequente -, pois é um mosquito doméstico, vive dentro e ao redor de casas e outros locais frequentados por pessoas, independentemente da luz.

8. A dengue pode ser contraída mais de uma vez
VERDADE. Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue e todos causam os mesmos sintomas. Se não tiver sido vacinada, uma pessoa só se torna completamente imune à doença depois de ter sido infectada com todos os tipos de vírus. Portanto, é possível pegar dengue quatro vezes.

FONTE: SAÚDE E BEM-ESTAR - 3/03/2016

https://www.gndi.com.br/saude/blog-da-saude/8-mitos-e-verdades-no-combate-a-dengue?fbclid=IwAR1QgnjDfUPuV7YzImDSFa985S0Tkki8_TJVRA3wOyM2tkFtnB43iCgRWqU