Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

19 de abril - dia dos Povos Indígenas

Cultura

Dia dos Povos Indígenas

O Dia dos Povos Indígenas foi criado para celebrar anualmente a diversidade da cultura indígena no Brasil e é comemorado no dia 19 de abril.

Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada no Brasil no dia 19 de abril e tem como propósito celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros; combater preconceitos contra os indígenas; e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários.

Essa data comemorativa foi criada, em 1943, durante a ditadura do Estado Novo. Seu surgimento se deu, em boa medida, pela pressão de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro. Ainda, a data foi criada por influência do Congresso Indigenista Interamericano que havia sido realizado no México em abril de 1940.

Criação do Dia dos Povos Indígenas

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa criada em 1943, durante o Estado Novo, ditadura liderada por Getúlio Vargas. A criação teve relação com o Congresso Indigenista Interamericano que aconteceu em Pátzcuaro, em abril de 1940.

O propósito desse evento era debater a situação dos povos indígenas no continente americano, estabelecendo diretrizes e ações que os governos do continente poderiam adotar para garantir os direitos dos povos indígenas e a preservação de suas culturas. Esse evento só não teve a participação de três países da América: Paraguai, Haiti e Canadá.

Uma das resoluções emitidas ao final desse evento foi a necessidade de se criar uma data comemorativa em todas as nações do continente americano a fim de celebrar os povos indígenas de cada país. Os participantes desse congresso sugeriram que a data ideal seria o 19 de abril, quando os representantes indígenas iniciaram sua participação no Congresso.

Com a orientação de criar uma data para os povos indígenas aqui e, sobretudo, por influência de Marechal Rondon, o governo de Getúlio Vargas decidiu acatar a proposta. Isso foi oficializado por meio do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943.

Veja também: Rosane Kaingang — ativista indígena que lutou pelos direitos dos indígenas brasileiros
 

Por que o Dia do Índio foi alterado para Dia dos Povos Indígenas?

Na ocasião da sua criação, a data comemorativa foi intitulada Dia do Índio, e assim permaneceu durante quase seis décadas. O nome gerava um grande desconforto na comunidade indígena, uma vez que a palavra “índio” é entendida por eles como preconceituosa por ter um sentido negativo no senso comum, referindo-se a algo “selvagem” e “atrasado”.

Um termo mais apropriado na visão da comunidade indígena é “povos indígenas”, pois a palavra “indígena” refere-se à ideia de povos originários, os primeiros residentes de um lugar. Isso fez com que um projeto de lei fosse apresentado, em 2019, para alteração do nome da data comemorativa.

Esse projeto foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela presidência em 8 de julho de 2022, determinando a alteração do nome Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas.

Por que é importante celebrar o Dia dos Povos Indígenas?

O Dia dos Povos Indígenas é uma data significativa em diversos aspectos, pois celebra a diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil, além de ser uma oportunidade de retirar o apagamento que existe das histórias e culturas indígenas.

A data também é um momento para que a população tenha maior contato com a cultura indígena, com o objetivo de quebrar preconceitos e dando oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre os indígenas, suas histórias e suas culturas.

Além disso, serve para ampliar as pressões sobre o governo para que os direitos indígenas sejam respeitos. Uma questão muito importante para eles é a demarcação de terras, um direito garantido pela Constituição e que foi flagrantemente desrespeitado nos últimos anos.
 

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-indio.htm
 

Você sabia?


Que a região de Paulo de Faria teve, no mínimo, 3 tribos indígenas das quais ainda hoje encontramos artefatos?
Segundo relatos, em ao menos 3 regiões, apenas em Paulo de Faria, sem contar outras cidades vizinhas, foram encontrados vestígios de possíveis tribos. 


- Cachoeira do Cedro.
- Estação Ecológica.
- Cachoeira do Talhadão
.

Com certeza, devido a geografia do terreno e de possíveis outras regiões ainda não exploradas poderão ser propícias ao aparecimento de vestígios de novas outras tribos. Na Estação Ecológica, por exemplo, ficam disponíveis em exposição artefatos lá encontrados na época da criação da unidade.
Próximo a Cachoeira do Cedro, na propriedade dos saudosos José Resende e Noemia Rezende (in memorian), bem ao lado da Mineradora Hidroleve, até pouco tempo tinham vários artefatos por ali encontrados.
A cachoeira do Talhadão, de todos, talvez seja o mais propício para a manutenção de uma tribo, e na Associação Projeto Ambiental e Cultural Piracanjuba tem um artefato encontrado pelo então presidente da entidade, André Renato Dorta Souza, um item de pedra lascada, provavelmente usado para limpar peixes.